Dia de Finados - Como viver esse dia?

Posted by lola 02/11/2019 0 Comment(s)

A Personal Organizer convidada de hoje é Sandra Gavassa, especializada em organização residencial, pessoal e de recomeços. Ela falará sobre uma pergunta que muitos de nós nos questionamos: como será vivido o Dia de Finados? Existe atitude certa ou errada? Descubra neste sensível texto.

 

Finados


Como será vivido esse dia?


Para algumas pessoas, será um dia triste, pois a ausência de um ente querido é muito dolorida  e muitas ainda podem estar vivendo o luto, ainda RECOMENÇANDO, por isso me pediram para fazer esse post para esse dia.

 

Sou Sandra Gavassa, personal organizer, preferencialmente trabalho com organização residencial e pessoal. E devido as minhas experiências profissionais anteriores, sou assistente social e aos trabalhos voluntários que realizo a mais de 30 anos, me dedico com um carinho especial para o nicho: Organização de recomeços (pós luto).

 

Historicamente sabemos que a data de Finados foi instituida no sec XIII pela igreja católica, e o dia 2 de novembro passou a ser o dia de finados. E em cada parte do mundo essa data é celebrada a seu modo.

 

Aqui no Brasil, é uma data marcante para milhares de brasileiros, pois as pessoas lembram com saudades de quem não está mais entre elas, fazendo esse dia ter um significado triste aqui em nosso país, diferente de alguns países onde acontece festa para celebrar a memória dos seus mortos e a vida.

 

Então, como será vivido esse dia, dependerá do momento presente que a pessoa está vivendo, da religião e das crenças de cada um. E por isso não tem certo ou errado e precisamos estar conscientes disso para que não julguemos os outros ou nós mesmos e nem nos culparmos ou nos obrigarmos a agir assim ou assado. 

 

Na organização de recomeços, onde as pessoas estão reestruturando os sentimentos e valores, elas passam por um processo de ressignificado de suas histórias e memórias que passaram durante suas vidas. E muitas vezes é necessário o auxílio de um profissional, para ajudar neste processo, desta forma, eu busco com muito amor, ser uma boa ouvinte, com os devidos cuidados prestar meu serviço, auxiliando no RECOMEÇO deste momento. 

 

Como viver o dia de finados? Resposta: Faça o que você quiser, o que seu coração desejar, o que te fará sentir bem.

Não tem regras, não tem certo ou errado e sem julgamentos, culpas ou sofrimento, você pode...

  • ir ao cemitério, levar flores ou o que quiser em homenagem ao seu ente querido, segundo a fé que te guia.
  • pode ficar em casa, lembrando e  fazendo suas orações; 
  • outros poderão querer fazer homenagens pelas redes sociais, escrevendo o que o coração sente;
  • outros podem dedicar um dia para prática do bem, em memória do seu ente querido;_  algumas pessoas podem querer ficar com familiares ou amigos, para se sentir acolhida, abraçada;
  • outras podem querer ficar revendo fotos e diluindo a saudade em lágrimas... e tudo bem! 

 

Dia 2 de novembro, é um novo dia, novo recomeço, dependendo do momento que está sendo vivido pode até ser triste, mas podemos escolher não ser sofrido. O importante é ter respeito e a compreensão com o outro e com você mesmo, nesse dia e em todos que farão parte de sua vida.Todo dia... é dia de RECOMEÇAR.

 

Sandra Gavassa
Personal Organizer especializada em organização residencial, pessoal e de recomeços
Saiba mais sobre meu trabalho acessando minhas páginas no Instagram e Facebook.

 

 

Leave a Comment